Grupo Esquiva


José dos Santos Silva mais conhecido na Capoeira como Mestre Cascudo. Nasceu em Itaberaba - Bahia em 27 de agosto de 1953 aprendeu a Capoeira nos anos 80 com o Mestre Roberto do Grupo de Capoeira Lagoa do Abaeté, chegando a se formar professor e no final da década de 80 voltou juntamente com sua família para a Bahia, precisamente a Itaberaba.
Pedreiro de ofício teve oportunidade de trabalho na cidade de Lençóis, gostou da cidade e mudou pra esta cidade maravilhosa que fica no coração da Chapada Diamantina em 1986. Pelo apoio e iniciativa de seus sobrinhos que ele ensinava a Capoeira nas horas de folga, começou a lecionar aulas para alguns amigos. Em 1988 formou a Academia de Capoeira Corda Bamba. E em 1990 conheceu o Mestre Tall da Academia de Capoeira Esquiva da cidade de Barreiras-Bahia, em um batizado de Capoeira da Academia de Capoeira União Baiana do então Contra Mestre Quebra Coco e do Professor Falcão na cidade de Itaberaba. Assim começou uma grande amizade e por ser Professor na época, Cascudo pediu ao Mestre Tall para que o formasse para poder dar continuidade à formação dos seus alunos em Lençóis.
Em 1992 Mestre Tall formou Cascudo a Contra Mestre e em 1994 a Mestre, devido o reconhecimento do Mestre Tall ao trabalho feito por Cascudo na cidade de Lençóis.
Com passar dos anos o Mestre Cascudo foi ganhando reconhecimento na Chapada Diamantina e no Interior baiano, com isso o crescimento da Academia de Capoeira Corda Bamba era inevitável, a Academia teve propostas de afiliações que foi o caso na cidade de Andaraí, que até hoje se mantém forte graças ao Aluno Formado Nildo e Alunos onde tem um trabalho excelente e reconhecido na região da Chapada Diamantina.
Graças a Deus e ao trabalho conjunto de bons formados pelo Mestre Tall e Mestre Cascudo a Capoeira no interior está cada ano mais forte e sólida, por isso em 2005 já com o nome de Associação de Capoeira Corda Bamba juntamente com o apoio da Associação Grãos de Luz e Griô tivemos o privilégio de nos tornar PONTO DE CULTURA DO BRASIL pelo MINISTÉRIO DA CULTURA. Fazendo trabalhos nas Escolas Municipais e Estaduais ensinado a arte e a cultura Afro-Brasileira para alunos da rede publica de ensino dos Municípios de Lençóis e Andaraí.
Hoje contamos com mais de 180 alunos na cidade de Lençóis, Andaraí e recentemente com o Professor Lobão na cidade de Palmeiras que está com um ótimo trabalho sendo apoiado pelo Grupo Ambientalista de Palmeiras o GAP.
A Capoeira é isso, Amizade, Companheirismo e Amor a Arte, a Cultura Afrodescendente.
Salve a Capoeira, Salve a todos que nos Apoiam, Salve Esquiva, Salve Corda Bamba.
E Muito AXÉ Camará!!!